ORIGEM DO PIT BULL


REGRA nº 1:
Se vc é daqueles que acredita que o Pit Bull é uma raça criada por experiências mirabolantes em laboratório e por essa razão o animal surta do nada e ataca ferozmente o dono ou qualquer outra pessoa, deculpe lhe decepcionar, mas Papai Noel só no comercial da Coca-Cola, ok?!

REGRA nº 2:
Pra chegar no 'nosso' Pit Bull, precisamos conhecer o American Pit Bull Terrier.

Na Inglaterra há o surgimento deste cão em meados do séc. XVIII (só para lembrar, nesse século não havia manipulação genética em nível celular em laboratório especializados em DNA- dãã), ligado ao combate do 'esporte' mais fofo da época: rinhas de cães e touros. Mas, foi saindo de cena por volta do séc. XIX até o governo inglês decidir proibir a espécie, em 1835.

Tudo se iníciou com os Buldogs, só que não estes que temos hoje, e, não tinham muita agilidade. Então, começaram os cruzamentos com os Terriers dando origem aos mais diversos 'cobaias': Pit Terrier; Pit Bulldogs; (o 'jeitim brasileiro', mas nada nacional) Meio-a-Meio – metade Buldog, metade Terrier -; Yankee Terrier; Pit Bull Terrier e American Starffordshire Bull Terrier (ufa!).

Até aqui tudo bem, certo? Ok!
(Hum.....)

A linhagem Starffordshire Bull Terrier, sofreu cruzamentos e processos seletivos para aumentar de tamanho - nos EUA. Dessas tentativas surgiu um porte diferenciado, o American Starffordshire Terrier – que só se diferencia do American Pit Bull Terrier no comportamento e a 'rigidez do padrão'. Resumindo: praticamente o mesmo cão.

A linhagem foi alcaçanda em mais uma tentativa visionando o aperfeiçoamento da estrutura física e obtenção de um maior controle de comportamento, evitando o cruzamento com linhagens mais agressivas (inclusive cores recessivas) e buscando o porte médio, assim como era no princípio (origem) com o Starffordshire Bull Terrier.

O MAIS CURIOSO:

essa linhagem é conhecida por ser corajoso e ter temperamento confiável, apesar da força e valorização muscular.

Detalhe: a estes damos, hoje, o nome PIT BULL.

Olha o figurinha aí:



*Fonte/Dados: www.kennelclub.com.br
*Fonte/Foto: www.guiadicas.net/fotos/2009/07/fotos-de-cachorros-da-raca-pit-bull.jpg