ABANDONO

Caminhando por uma paralela à Av. Paulista, e vi um grupo de moradores de rua 'acampados' na frente de um imóvel e vááários cachorros juntos. Até aí ok! Mas, quando reparei direito haviam 3 Pit Bulls dentre os 5 que estavam aguardando os donos acordarem. Daí em diante, comecei à perceber que a cena se repetia por outras vezes.

Soube que uma  das raças caninas mais abandonadas, hoje, é: Pit Bull. E fui atrás dos moradores de rua, que encontrei, detentores de Pit Bulls para saber como se chegou ali.

Como se sabe, muita gente, sem prepero, condições de tempo ou dinheiro (ou o que seja), acabam por abandonar seus cães adquiridos por repentes, por desejo de consumo, por status, acabam por abandonar esses animais - que na maioria das vezes sofreram enormes maus tratos - à própria sorte.

Quanto ao morador de rua, assim como foi me dito, há o sentimento de necessidade de possuir um cão. Os moradores de rua, que são chamados de 'catadores', passam seu dia todo atrás de papelão, latas de alumínio, pedaços de ferro, pelas ruas da cidade, para poder vender o kilo e ter algum dinheiro para comer.

Ocorre que à noite vem o problema: outros moradores de rua ou, simplesmente, 'espíritos-de-porco', aproveitam a dormida do catator, para se aproveitar e levar todo o trabalho de um dia inteiro.
Com o cão fazendo a guarda, latindo e avisando, o catador tem a oportunidade de evitar o furto e não ficar no prejuízo.

Agora pense se acaso o cão tem porte, força e tenha passado por algum tipo de mau-trato.... Não bastasse, tem toda a parte de saúde pública envolvida.

Sem qualquer conotação político/partidária (por favor), no site do deputado federal Roberto Tripoli, (aparentemente voltado para causa ambiental) há a informação de que nem raça, nem pedigree estão mais salvando os animais de abandono ou maus-tratos.

"Animais com raça definida têm mais chances de conseguir um novo dono, mas muitos acabam mortos no CCZ, por chegarem em péssimas condições de saúde ou até por pertencerem a raças que, usualmente, o CCZ não repassa para famílias, como os cães da raça pit bull."
(fonte: http://www.tripoli.com.br/robertotripoli/comercio_2.pdf )

A POSSE DEVE SER RESPONSÁVEL!!! Mas o sempre responsabilizado, nem sabe o que isso significa (= cão).

Comentários