Lei que propõe castração do Pit Bull passará por nova análise

Papo sério!

Os dados são da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo - FMVZ.

O Projeto de Lei - PL300/2008 - que dispõe sobre a responsabilidade civil e penal dos proprietários, pesquisadores e criadores de cães de guarda considerados perigosos, e que, também, proíbe a reprodução de cães da raça Pit Bull, será objeto de reexame. Só que para isso, retiraram-no da pauta da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.

Havia expectativa de que o projeto fosse votado na última quarta, dia 10, em caráter terminativo.


O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Benedito Fortes de Arruda, entende que o projeto, apresenta avanço ao responsabilizar penalmente os proprietários de cães que causarem danos a outras pessoas, mas, não concorda com a proibição de reprodução de raça específica: Pit Bull.

Exatamente! A extinção da raça foi um dos pontos mais polêmicos.


Para o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, não há uma justificativa para essa proposta devido à falta de estudo técnico e científico. (que bom que ainda há pessoas sensatas).

AGRESSIVIDADE 

Estipulou-se que 17 raças consideradas ferozes só circulem em ambientes públicos com focinheiras.

São eles: Rotweiller, Fila, Pastor Alemão, Mastim, Doberman, Pit Bull, Schnauzer Gigante, Akita, Boxer, Bullmastiff, Cane Corso, Dogue Argentino, Dogue de Bourdeaux, Grande Pirineus, Komador e Kuracz Mastiff.

Caso a lei não seja obedecida o proprietário do animal poderá levar penas de um a dois anos de prisão, mais multa. (precisamos punir o verdadeiro culpado: o HOMEM!)


Para Arruda, esta medida é reconhecida como positiva, porém, ela deve ser estendida a todos os cães que circularem em ambientes públicos.

“Não há como culparmos raças específicas pela agressividade”, comenta o presidente.

E observa que não importa o tamanho ou raça do animal:

"Ele explica que o cão que demonstra mansidão com sua família, independente do tamanho ou raça, pode não apresentar o mesmo comportamento quando se encontra na presença de desconhecidos devido ao seu instinto de autodefesa e de proteção ao dono. "

OUVIRAM POODLES DE PLANTÃO????

MANIFESTO PESSOAL:

AO MENOS O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA ESTÁ BEM REPRESENTADO NESTA "REPÚBLICA DE BANANAS"














Comentários